Equipe que venceu desafio proposto pela empresa apresentou solução voltada à análise de dados geoquímicos
Por Warley Pereira
A Axía Resources apoiou a realização do II Datathon IME 2025, realizado durante a Semana do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento reuniu estudantes e profissionais da matemática, estatística, engenharia da computação e geologia para resolver desafios reais baseados em análise e ciência de dados.
Como parte da iniciativa, a Axía propôs um desafio de tratamento e integração de bases geoquímicas, do Projeto de Cobre de Bom Jardim de Goiás, com o objetivo de desenvolver soluções para otimizar a interpretação de dados de amostras minerais. A proposta buscou estimular o uso de técnicas estatísticas avançadas aplicadas à mineração e à gestão de recursos minerais.
A equipe vencedora
A equipe vencedora, “Arroz com Feijão”, composta por Gabriel Senosien Viotto, Inácio Torres Cardoso, Marcos Vinício Cesário dos Santos e Pedro Augusto Alves Mota, da UFG, concentrou esforços na reestruturação dos arquivos e organização dos principais conjuntos de dados históricos e da Axía, criando uma base condensada de informações relevantes para futuras análises.
Metodologia aplicada
Após o tratamento preliminar, o grupo aplicou métodos como a Análise de Componentes Principais (PCA) e o agrupamento k-means, identificando relações entre variáveis e agrupando elementos químicos em padrões homogêneos. As etapas foram desenvolvidas com o uso do software estatístico R, ferramenta amplamente utilizada em análise exploratória de dados.
Resultado e continuidade
Apesar da complexidade do desafio e do curto prazo do evento, a equipe apresentou resultados consistentes e demonstrou potencial de evolução da metodologia. Os participantes vão continuar dialogando com a empresa para aprimorar os scripts e a consistência da base de dados.
Declaração de Leonardo Prudente
“Para a Axía é fundamental aproximar o setor mineral da academia e incentivar jovens talentos a desenvolver soluções inovadoras baseadas em dados. O Datathon da UFG mostrou como a colaboração entre empresa e universidade pode gerar conhecimento aplicado e novas perspectivas para o futuro da mineração”, destaca Leonardo Prudente, diretor executivo da Axía, que durante o evento fez uma apresentação sobre os principais projetos que a companhia está desenvolvendo em Goiás.
Segundo Prudente, a participação da Axía no evento reforça o compromisso da companhia com a inovação, o uso responsável da tecnologia e a formação de novos profissionais em geociências e análise de dados, pilares centrais da atuação da empresa no Brasil.
Leia na integra: acesse a matéria completa no minera Brasil.
Coordenação e participação
O Dathaton da UFG teve a coordenação da Professora Ana Carolina do Couto Andrade e banca composta pelos professores Luiz Rodrigo, Éder Milani, além de Olavo Caramori Borges, consultor da Axía, e Isabela Euzébio, gestora do banco de dados da companhia. E participação da coordenadora do convênio Axía com a UFG, professora Estela Leal Chagas do Nascimento.