Nesta terça-feira (23), a Axia realizou uma visita institucional à Universidade Federal de Goiás (UFG), com passagens pelo Parque Tecnológico Samambaia e pelo Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI). O objetivo foi iniciar tratativas para possíveis parcerias com a UFG visando à implantação do futuro Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I) da Axia, especializado em análise de rochas e solos.
A iniciativa da Axia busca estabelecer uma parceria público-privada para criação do primeiro centro com essa finalidade na região Centro-Oeste. A proposta visa internalizar etapas estratégicas atualmente terceirizadas, promovendo maior controle de qualidade, agilidade e autonomia nos processos de pesquisa mineral.

A comitiva da Axia foi composta por:
Leonardo Prudente – Diretor Executivo
Silmar e Hiann – Representantes da Resulte
Equipe técnica e representantes institucionais da empresa
A equipe foi recebida no Parque Tecnológico por:
Professor Jesiel Carvalho – Vice-Reitor da UFG
Tiago Mendonça – Diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia e do Centro Tecnológico da UFG
Luizmar Adriano Júnior – Diretor Executivo do Parque Tecnológico Samambaia – UFG
No CRTI, o encontro reuniu docentes da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT), com destaque para:
Professor José Nogueira
Professora Estela Leal
Professora Gradisca, vice-diretora da FCT
Durante as visitas, foram discutidas possibilidades de cooperação técnica e acadêmica, apresentação de laboratórios, estrutura física e perspectivas de integração entre a universidade e o setor produtivo. A criação do centro de PD&I reforça o compromisso da Axia com a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor mineral, fomentando também a formação de profissionais e o intercâmbio de conhecimento científico.