A Axía Mineração S.A. iniciou o ano de 2023 com investimentos em pesquisa nas áreas do Tocantins, começando pelo reconhecimento regional com coleta de amostras de solo e rocha.
Com os resultados geoquímicos obtidos a empresa estabeleceu os rumos das campanhas seguintes, enfatizando a melhor commodity em cada área.
Li-ETR:
Durante a visita as áreas foram coletadas algumas amostras de solo e rocha para análise química cujos resultados apresentaram valores anômalos para Lítio, além da presença de pegmatitos com espodumênio (mineral de lítio com melhor aproveitamento metalúrgico) (Fig. 1).

A análise química também mostrou que estes possuem potencial para elementos terras raras (Fig.2 ), principalmente o ítrio com valores superiores a 1.000 ppm

Desta forma foi realizada uma campanha de gamaespectrometria terrestre, com uso do equipamento RS-230 (fig 3) para delimitar a área de pesquisa e programar as próximas campanhas de follow up, como amostragem de solo.



Como resultado, foram elaborados mapas geofísicos temáticos para os elementos radioativos K, Th e U, assim como a junção deles em composição RGB, onde é possível delimitar corpos com respostas diferentes (fig. 4)

Fonte: CODEMGE . Disponível em: https://igeologico.com.br/elementos-terras-raras-o-que-sao-aplicacoes-e-desafios-de-producao/